home

Descida do desemprego não é da responsabilidade das políticas do Governo

Descida do desemprego não é da responsabilidade das políticas do Governo

O deputado socialista, Nuno Sá, considerou que a “ligeiríssima” descida do desemprego se deve a uma emigração recorde e ao aumento da precariedade dos trabalhadores.

Em reação aos dados divulgados pelo Eurostat, Nuno Sá sustentou que a descida da taxa de desemprego para os 16,3% não é da responsabilidade das políticas do Governo, uma vez que “opróprio Orçamento do Estado para 2014 prevê uma média de mais cinco mil portugueses desempregados por mês e uma taxa de desemprego de 17,7 por cento”.

Para o deputado socialista, a “ligeiríssima” descida deve-se “a uma taxa recorde de emigração (na ordem dos quatro por cento) e a um acentuar da precariedade dos contratos de trabalho e dos vínculos laborais”.

Nuno Sá salientou que o Partido Socialista fica sempre satisfeito com a redução, mesmo pequeníssima, do desemprego em Portugal, mas sublinhou ser “chocante a satisfação e entusiasmo do Governo, do PSD e CDS em relação à situação do desemprego em Portugal”.

“Um Governo com mais de um milhão de desempregados, dos quais 500 mil sem qualquer apoio social, não pode apresentar-se com grande entusiasmo perante um drama social e sem que haja qualquer sinal de esperança em relação ao próximo ano. O PS, ao contrário da satisfação do Governo, não está nada satisfeito, porque o nosso desafio é baixar em muito o desemprego e mudar de políticas”, frisou.