home

Derrapagem orçamental: Governo não acerta nas suas previsões

Derrapagem orçamental: Governo não acerta nas suas previsões

Face aos números da Execução Orçamental apresentados hoje pelo Governo, o Partido Socialista considera que o aumento do défice em cerca de 1400 milhões de euros, num só mês, é mais um indicador que aponta para que a meta de 5,5% para este ano não seja cumprida.

João Ribeiro, porta-voz do PS, defendeu que esta é uma “situação grave e que exige esclarecimentos políticos por parte da Ministra das Finanças”.

O Secretário Nacional garante que “apesar do brutal aumento de impostos pago pelos portugueses não existe consolidação orçamental” e que, por isso mesmo, “o Governo está a preparar em segredo um novo pacote de cortes para tapar a derrapagem hoje conhecida”.

O porta-voz do PS defendeu ainda que este é mais um sinal de que o caminho seguido pelo Governo não está a dar resultado e que “ficaram hoje claras as razões do desespero do Primeiro-ministro quando pressionou o Tribunal Constitucional“.

João Ribeiro acrescentou ainda que os números hoje conhecidos não contemplam o pagamento completo do subsídio de férias a pensionistas e funcionários públicos, ao contrário do que sempre aconteceu no primeiro semestre de anos anteriores.