home

Deputados socialistas recebem trabalhadores da base das Lajes

Deputados socialistas recebem trabalhadores da base das Lajes

A via diplomática “deve ser preponderante, em detrimento da componente militar” que o governo tem seguido nas negociações com os Estados Unidos sobre o futuro da base das Lajes, defendem os deputados socialistas que reuniram com os representantes dos trabalhadores na Assembleia da República.

Carlos Enes sublinha que “os Açores continuam a ter importância estratégica e que esta perspetiva deve ser valorizada no processo negocial. Embora a decisão final pertença aos Estados Unidos, entendem que o governo da República deve ser mais ativo, acompanhando as diligências do governo regional e da comunidade de emigrantes junto das instâncias políticas americanas”. Os representantes dos trabalhadores realçaram a gravidade das medidas anunciadas e os efeitos sociais e económicos em toda a ilha Terceira e na região, aumento do desemprego e “redução de 15% do PIB. Os americanos pretendem manter a operacionalidade da base, reduzindo os custos, sem que haja contrapartidas visíveis”.

Os representantes dos trabalhadores foram recebidos pelos deputados Marcos Perestrelo, Paulo Pisco, Carlos Enes e Jorge Pereira.