Deputados por Lisboa visitaram exemplos e respostas no terreno
Em Campo de Ourique, foi promovida uma visita à Livraria ‘Ler’, a celebrar este ano 50 anos de existência, cujo proprietário, Luís Alves, confirmou que as quebras nas vendas foram inevitáveis (oscilando entre os 15 e os 30%), mas ainda assim suportáveis para a atividade, registando positivamente um crescimento assinalável das vendas eletrónicas.
Noutro setor, na restauração, a conversa com o Chef Vítor Sobral, empreendedor e proprietário de diversos espaços na cidade de Lisboa, sublinhou significativas perdas de receitas durante os meses de março, abril e maio, só possíveis de suportar com os mecanismos disponibilizados pelo Governo.
Ambos os empresários salientaram a importância das medidas adotadas pelo Governo, relevando, nos seus casos, a celeridade e prontidão de resposta dos serviços da Segurança Social, que lhe permitiram, em tempo, continuar a honrar os compromissos com fornecedores e trabalhadores, medidas que consideraram “fundamentais” para a manutenção dos postos de trabalho existentes.
Por fim, os deputados visitara a Junta de Freguesia de Alcântara, acompanhados pelo presidente da Junta, Davide Amado, com o objetivo de tomar contato com a realidade e abordagem de uma autarquia em período da pandemia. Davide Amado traçou o cenário do trabalho em parceria, pela Junta de Freguesia, com reforço de verbas da Câmara Municipal de Lisboa através do Fundo de Emergência Social – COVID, mas também da articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e outras Associações Locais.