DEPUTADOS DO PS QUEREM APOIAR O RELANÇAMENTO DA ECONOMIA
Na visita à Fundação CEBI, em reunião com a Administração, os deputados ficaram a conhecer a história da instituição criada em 1968, que se transformou numa referência nacional na área do apoio social, educativo e comunitário. Com um orçamento anual na ordem dos 11 milhões de euros e um quadro de 400 trabalhadores, a Fundação CEBI tem a sua atividade repartida pelos polos de Alverca do Ribatejo e Ericeira, em múltiplas valências: infância (berçário, creche e ATL), educação (do 1.º ciclo ao secundário), terceira idade (lar, apoio domiciliário e centro de dia), centro de emergência social, saúde (clínica de medicina física e de reabilitação) e intervenção social e comunitária (auxílio alimentar e outros a famílias).
No contexto de adaptação à pandemia Covid-19, seus efeitos e combate, a instituição estima uma perda de receitas da ordem dos 30 por centro, tendo revelado que as principais medidas adotadas pelo Governo para o setor social se revelaram “ajustadas, eficazes e cumpridas em tempo, auxiliando a que a Fundação continuasse a honrar os seus compromissos com colaboradores e fornecedores”, explicou a Administração.
A visita à OGMA incluiu igualmente uma reunião de trabalho com o Conselho de Administração. A OGMA, cuja fundação remonta a 1918, é uma das estruturas de maior relevo na história da aviação portuguesa e mundial. Trata-se de uma empresa detida em 65% pela EMBRAER e em 35% pelo Estado, constituindo um parceiro estratégico fundamental para a economia portuguesa, com intervenção nas áreas da aviação de defesa e civil, motores, componentes e aeroestruturas.
A aviação é um dos setores de atividade onde os efeitos da crise provocada pela pandemia mais se evidenciaram, com quedas brutais de produção e de rendimentos. O Conselho de Administração revelou que, ainda assim, “até ao momento foi possível assegurar, sem recurso a ferramentas como o lay-off, os cerca de 2 mil postos de trabalho da empresa”, que é um dos maiores empregadores da Área Metropolitana de Lisboa.
No final, a jornada de trabalho foi considerada “bastante profícua”. Ricardo Leão, coordenador do grupo de parlamentares, explicou que “foi alcançado o objetivo de manter a proximidade e o diálogo com os agentes sociais e económicos do seu círculo eleitoral”. Ricardo Leão acrescentou ainda que “os eleitos do PS estão preocupados com o impacto da pandemia nas estruturas económicas e sociais da região, razão pela qual pretendem agora reforçar o contacto com os setores-chave, com o objetivo de identificar medidas que possam vir a apoiar o relançamento da economia e a contribuir para aumentar o apoio social às famílias”.