home

Deputados da Madeira pedem ao Governo que melhore operacionalidade do Aeroporto Cristiano Ronaldo

Deputados da Madeira pedem ao Governo que melhore operacionalidade do Aeroporto Cristiano Ronaldo

Os deputados do PS eleitos pela Madeira, Carlos Pereira e Luís Vilhena, estão preocupados com a operacionalidade do aeroporto Cristiano Ronaldo e por isso entregaram um projeto de resolução na Assembleia da República a recomendar ao Governo que diligencie junto da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil – o apuramento das condições necessárias para a melhoria da operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.

Notícia publicada por:

Deputados da Madeira pedem ao Governo que melhore operacionalidade do Aeroporto Cristiano Ronaldo

“Durante os últimos meses, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, têm sido realizadas várias audições parlamentares na Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo sobre a ‘Avaliação da Operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo’, lembram, salientando que já foram ouvidos pilotos, especialistas de aeronáutica, responsáveis pela infraestrutura, responsáveis pela tecnologia disponível no aeroporto da Madeira, especialistas na avaliação das condições atmosféricas no quadro da operacionalidade aérea, entre outros. “Ficamos a conhecer as fragilidades da operacionalidade deste aeroporto seja no quadro tecnológico seja das infraestruturas, seja ainda nas regras em vigor, designadamente dos limites impostos pela autoridade reguladora”, sublinham.

Carlos Pereira e Luís Vilhena dizem mesmo que a situação é tanto ou mais preocupante à medida que os momentos de inoperacionalidade são cada vez mais frequentes e com maior duração. “O balanço de 2017 é muito preocupante: foram 132 horas de inoperacionalidade, cerca de 180 operações que não se realizaram e 117 mil passageiros que foram afetados”, contabilizam, lamentando que em 2018 não se tenha invertido.

“Este quadro e estes resultados exigem tomadas de posição urgente e carecem de uma clarificação e uma intervenção, o quanto antes, de modo a estancar prejuízos e a impedir a degradação da imagem de um dos principais aeroportos do país com todas as consequências que daí advêm”, defendem. “É preciso uma abordagem mais robusta, mais expedita e mais empenhada de modo a encontrar soluções urgentes para suportar um regular, seguro e adequado funcionamento daquela infraestrutura”, concluem.