Deputadas do PS reuniram-se com Embaixadora do Reino Unido sobre proteção a crianças e famílias portuguesas
Na reunião, mantida na Embaixada britânica, foi assegurado pela representante diplomática que as famílias portuguesas em situações de risco identificadas têm a garantia de apoio jurídico e de interpretação gratuitos no decurso de todo o processo.
Foi também esclarecido pela Embaixadora britânica, que a partir do momento em que as crianças são sinalizadas em situação de risco, inicia-se um processo de diálogo com a família e pessoas próximas da família, quer em Inglaterra, quer no estrangeiro, para se encontrarem soluções de apoio, proteção e acolhimento. Foi ainda informado às parlamentares portuguesas que só depois de esgotado este processo e após decisão judicial, é que tem lugar a intervenção das agências para identificar e encontrar soluções alternativas de acolhimento.
Ficou também ressalvado no encontro que os dados estatísticos disponíveis confirmam não haver tratamento discriminatório relativamente a países estrangeiros, tendo as deputadas socialistas manifestado superior interesse em manter o acompanhamento desta matéria.