Défice orçamental volta a cair em novembro
O défice orçamental reduziu 394 milhões de euros face aos primeiros onze meses do ano passado.
Segundo revelado pelo Ministério de Mário Centeno, em contabilidade pública (ótica de caixa), “até novembro, o défice das Administrações Públicas (AP) diminuiu 394 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado”, o que está em linha com a trajetória de queda que se tem vindo a verificar ao longo de 2016.
Em relação a outubro a descida do défice face a 2015 estava em 357 milhões de euros, o que indica uma nova melhoria em novembro.
Ainda segundo o Ministro das Finanças, este ” desempenho que resultou do aumento de 1,9% da receita, superior ao crescimento de 1,3% da despesa” e sublinham ainda que o “saldo primário [sem juros] das Administrações Públicas foi positivo: 3 646 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 713 milhões de euros face a 2015”.
Estes dados são revelados no mesmo dia em que o INE divulgou o défice em contas nacionais (ótica de compromissos, o critério relevante para o Bruxelas) e segundo os quais, nos primeiros três trimestres deste ano, o défice em contas nacionais ficou em 2,5%, o que significa o défice mais baixo da democracia Portuguesa e o cumprimento das metas acordadas com a União Europeia.