home

Défice do Serviço Nacional de Saúde diminuiu

Défice do Serviço Nacional de Saúde diminuiu

O défice do Serviço Nacional de Saúde diminuiu 10,5 por cento, para 101,6 milhões, no primeiro semestre, anunciou hoje a ministra da Saúde, Ana Jorge.

“A despesa cresceu, neste semestre, a um ritmo inferior ao crescimento da receita”, vincou a ministra, sublinhando que “se considerarmos apenas as realidades comparáveis, a despesa cresce apenas 3 por cento, apesar do aumento na produção hospitalar e na prestação de cuidados”.
As principais rubricas que fizeram o défice do SNS reduzir-se em 12 milhões de euros no primeiro semestre foram as Despesas com Pessoal, os Meios Complementares de Diagnóstico e Tratamento e as transferências para os hospitais com gestão empresarial, de acordo com o Ministério.
“A imagem [sobre a evolução das contas] de Junho não pode ser extrapolada para o final do ano, porque o segundo semestre será diferente”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, quando questionado sobre o crescimento de 12 por cento na fatura do Estado com os medicamentos vendidos nas farmácias.
O Secretário de Estado da Saúde, Oscar Gaspar, adiantou que “comparando o primeiro semestre deste ano com o segundo semestre do ano passado, o crescimento da despesa do Estado é de 3 por cento”.