home

Declaração de Cimeira Europeia dá razão absoluta ao PS

Declaração de Cimeira Europeia dá razão absoluta ao PS

AJS_ci_1_p_2.jpg

O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou que as conclusões da última Cimeira Europeia desmentem o caminho que tem vindo a ser seguido pelo Governo e evidenciam que o Partido Socialista tem razão ao defender reiteradamente uma via alternativa para a saída da crise voltada para o crescimento e o emprego.

Seguro falava hoje, numa conferência de Imprensa realizada na sede nacional do partido, na qual saudou a declaração do Conselho Europeu que desbloqueia verbas na ordem dos 82 mil milhões de euros para apoio ao emprego dos jovens.

Na ocasião, o líder socialista disse aos jornalistas que a referida declaração “vem tarde e é insuficiente, mas prova que tínhamos e temos razão”.

“Há meses que defendo em todos os debates quinzenais com o primeiro-ministro um outro caminho para sair da crise”, lembrou António José Seguro, sublinhando de seguida que o Executivo Passos/Portas tem feito caso omisso a estes alertas e não tem querido entender que “a prioridade não deve ser empobrecer nem impor austeridade sobre austeridade”.

“A prioridade tem de ser criar riqueza, promover o crescimento económico e o emprego, sobretudo o da população jovem”, afirmou Seguro, comentando com evidente preocupação os números do Eurostat que assinalam um novo máximo do desemprego em Portugal na ordem dos 13,6% e o facto de os portugueses estarem mais pobres e obrigados a pagar juros mais altos.

Segundo o secretário-geral do PS, não deixa de ser positivo que a Cimeira Europeia tenha “finalmente aberto as portas a uma alternativa de crescimento e emprego com esta declaração”, porém, “não basta que as medidas estejam escritas num papel”.

“É preciso que elas saiam do papel e sejam implementadas como políticas proativas de crescimento e emprego”, concluiu.