home

Declaração da Praia condena golpe na Guiné Bissau

Declaração da Praia condena golpe na Guiné Bissau

As conclusões do Comité Africa da Internacional Socialista foram no sentido da posição já assumida pelo PS de condenar o golpe de estado na Guiné-Bissau, tendo esta posição sido subscrita por vários partidos africanos membros da CEDAO (Comunidade de Estados da África Ocidental).

A declaração final incluiu um apelo “ao aprofundamento das liberdades” e defende que se aposte numa “verdadeira democracia assente na alternância pacífica do poder e numa governança económica eficaz”. O Comité Africa condenou especificamente “os golpes de estado que tiveram lugar no Mali e na Guiné-Bissau” , exigindo “a reposição imediata da ordem constitucional nestes dois países”.

Esta declaração tem uma especial relevância, visto que estiveram presentes nesta reunião os partidos socialistas dos estados membros da CEDEAO (Comunidade de Estados da África Ocidental) e da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

Foi também discutida a crise financeira e a necessidade de se trabalhar em conjunto para resolver os conflitos em África.

O Comité Africa da Internacional Socialista reuniu na Cidade da Praia, em Cabo Verde, nos passados dias 30 e 31 de Julho, e foi acolhido pelo PAICV, Partido Africano da Independência de Cabo Verde, partido-irmão do PS e membro da IS.

A convite da Internacional Socialista esteve também presente o Primeiro-Ministro da Guiné Bissau, Carlos Gomes Júnior.

Leia aqui a Declaração da Cidade da Praia. (declaração em PDF)