Falando na sede nacional do PS, no final de um encontro com a Confederação do Turismo de Portugal, António Costa disse, perante os jornalistas, tratar-se de “um dia triste para a Europa”, evocando o trabalho intenso desenvolvido em conjunto, em particular no período da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
“Nessa altura, com o Parlamento Europeu, tivemos uma profunda interação, desde logo na aprovação de toda a legislação que permite que os planos de Recuperação e Resiliência (PRR) estejam em vigor, ou na aprovação em tempo recorde do certificado digital” da vacina contra a Covid-19, assinalou.
De acordo com o líder socialista, David Sassoli foi “um notável europeu, que se empenhou muito na construção da União Europeia”.
“Deu um contributo decisivo para o sucesso da presidência portuguesa. Foi com muita pena que o vi partir. (…) Penso que é uma enorme perda para a Europa”, acrescentou António Costa.
Político italiano da família socialista, David Sassoli foi deputado ao Parlamento Europeu, sendo posteriormente eleito vice-presidente da instituição em 2014 e presidente em 2019, como candidato indicado pelo Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D). Faleceu esta terça-feira, em Itália, aos 65 anos.