home

Dados do INE mostram que Portugal estará pelo terceiro ano consecutivo em recessão

Dados do INE mostram que Portugal estará pelo terceiro ano consecutivo em recessão

O Secretário Nacional, Eurico Brilhante Dias, disse esta sexta-feira que Portugal tem um Governo que não cumpre os objetivos que auto-propôs.

Eurico Brilhante Dias sustentou que o decréscimo de 2,1% da economia portuguesa mostra que Portugal estará pelo terceiro ano consecutivo em recessão, confirmando estimativas mais gravosas que as da troika, do Governo e do Banco de Portugal. “Do primeiro para o segundo trimestre, a económica portuguesa terá crescido 1,1%, mas essa evolução ocorreu devido ao aumento do consumo das famílias, incluindo o efeito da época de Páscoa, e ao aumento significativo de investimento nos transportes”, frisou.

O Secretário Nacional do Partido Socialista comentou ainda os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre as importações e exportações: “O Partido Socialista tem defendido que a sustentabilidade do equilíbrio externo é precária e bastou uma variação no investimento para que o saldo externo fosse deteriorado.” Também em relação ao emprego, o INE revelou que houve um decréscimo de 4,1% em termos homólogos, o que se traduz em mais 205 mil portugueses desempregados.

Neste sentido, Eurico Brilhante Dias avisa que Portugal não pode continuar neste caminho, uma vez que o ajustamento da economia portuguesa não é saudável. “Se o Governo quiser continuar com os cortes, vai afastar a economia portuguesa de uma recuperação e cometerá o terceiro erro no Orçamento do Estado de 2014”, vincou, acrescentando que “estamos perante um Governo que não cumpre nenhum objetivo a que se auto-propôs”.