Dados do desemprego são positivos e indiciam aceleração da economia no 3.º trimestre
O deputado João Galamba considerou hoje que os números do desemprego conhecidos confirmam a tendência de redução da taxa e são muito positivos, indiciando uma aceleração da economia no terceiro trimestre.
A taxa de desemprego situou-se em julho nos 11,1%, idêntica à de junho, segundo a estimativa provisória do INE hoje divulgada, que reviu em baixa os valores de junho para 11,1%, face à estimativa inicial de 11,2%.
“São números que confirmam a tendência que já conhecíamos, uma tendência de recuperação sustentada do emprego e de redução da taxa de desemprego”, afirmou João Galamba, considerando que estes dados “muito positivos indiciam uma aceleração da economia no terceiro trimestre”.
Na opinião de João Galamba, “os dados do emprego, das vendas a retalho, da confiança dos consumidores e da confiança dos empresários desmentem de forma categórica os discursos catastrofistas e algo irresponsáveis quer de Pedro Passos Coelho quer de Maria Luís Albuquerque”, que acusa de não se cansarem de “anunciar o apocalipse, que é sistematicamente desmentido por dados oficiais”.
“Talvez estivesse na altura de o PSD perceber que, ao contrário do que tem apregoado desde o início do ano, não só a execução orçamental tem corrido positivamente como a economia dá sinais de recuperação importantes ao nível do emprego e das vendas a retalho, que são um indicador muito importante”, aconselhou.
Segundo o deputado do PS “as vendas a retalho que já eram das mais elevadas da zona Euro e aceleram de 3,9% para 4,6%.