home

Dados do Banco de Portugal comprovam posição do PS

Dados do Banco de Portugal comprovam posição do PS

pedro_nuno_santosO vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Pedro Nuno Santos, considerou que a mais recente projecção do Banco de Portugal, prevendo um agravamento da recessão em 2012, comprova que “é errado” adoptar medidas de austeridade para além das que foram acordadas com a “troika”.

Depois de o Banco de Portugal ter projectado para o próximo ano um agravamento da recessão, apontando para uma contracção de 2,2 por cento em vez de 1,8 por cento, o dirigente da bancada socialista reiterou que “a austeridade tem efeitos recessivos e, como tal, toda a austeridade para além da acordada com as instituições internacionais é errada do ponto de vista económico”.

Para Pedro Nuno Santos, o problema que Portugal enfrenta “só pode ter solução no plano europeu e internacional”. “Os dados do Banco de Portugal confirmam que o país precisa de uma resposta europeia ao problema nacional. Por isso, exige-se ao Governo uma palavra sobre o debate que está a ser travado no plano europeu, mas, infelizmente, não se assiste ao governo português a participar nesse debate com propostas e uma atitude pró-activa sobre a reforma das instituições europeias”, defendeu o deputado.