Cultura será prioritária na próxima legislatura
José Sócrates defendeu, num jantar no Porto com personalidades da cultura, a existência de “diferenças” políticas sobre o papel desta área entre si e Manuela Ferreira Leite, prometendo rever o estatuto do artista na próxima legislatura.
O secretário-geral socialista reiterou a promessa de que a cultura será prioritária na próxima legislatura, se vencer as eleições, citando um recente inquérito da revista “Visão” a si e à líder do PSD, onde Manuela Ferreira Leite respondeu que o apoio do Estado à cultura “dependerá” dos projectos a apresentar. “Pelo contrário, defendo que o Estado deve garantir o acesso dos cidadãos à cultura”, contrapôs José Sócrates.
Sobre os próximos quatro anos, o secretário-geral do PS disse estar a trabalhar já na revisão do estatuto do artista, introduzindo contratos de trabalho temporários, mas que reforcem a protecção social.
Também a actriz e candidata a deputada pelo Partido Socialista Inês Medeiros, presente no jantar, defendeu que “a cultura não pode estar no último plano para enfeitar a vida, devendo sim ser encarada como um dos motores do progresso”.