home

“Cultura para todos” foi projeto nacional vencedor

“Cultura para todos” foi projeto nacional vencedor

O projeto “Cultura para todos”, que visa incentivar o acesso e partilha dos cidadãos aos bens culturais, foi o grande vencedor da votação nacional do Orçamento Participativo Portugal (OPP), iniciativa que registou uma ampla participação de quase 80 mil votos nas 601 propostas colocadas à escolha dos cidadãos.
“Cultura para todos” foi projeto nacional vencedor

Os resultados da primeira edição do OPP foram ontem divulgados numa cerimónia presidida pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O projeto vencedor, que recebeu mais de 6500 votos, é estruturado em três medidas de intervenção, propondo a criação de um incentivo de doação de livros por pessoas particulares a bibliotecas públicas, recebendo os doadores um vale para a compra de um livro numa livraria; a oferta de um cheque-cultura a todos os jovens que completem 18 anos, permitindo o acesso gratuito a espaços culturais durante um ano; e a criação de uma base de dados online e gratuita que reúna livros em suporte digital, em braille e em suporte áudio, adaptada para cidadãos portadores de deficiência. Com uma dotação orçamental de 200 mil euros, a implementação do projeto tem agora um de 18 meses para ser concretizada.

Para além dos projetos de âmbito nacional, estiveram também a escrutínio projetos de âmbito regional, distribuídos por Norte, Algarve, Centro, área metropolitana de Lisboa e Alentejo, assim como projetos específicos das regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Os projetos mais votados vão ser concretizados, num investimento global de 3 milhões e 180 mil euros, incluídos no Orçamento do Estado para 2018.

Em 2018 haverá novo OPP, com um calendário semelhante, a que será destinada uma verba no valor total de 5 milhões de euros, agora alargado a todas as áreas da governação.

Os resultados estão já disponíveis para consulta no site do OPP.