home

Cultura: Apoio à criação, transformação digital e internacionalização

Cultura: Apoio à criação, transformação digital e internacionalização

Melhorar o modelo de apoio às artes e à criação artística, estabelecer um plano estratégico para o cinema e audiovisual, lançar um programa plurianual para o património cultural classificado, promover a transição digital e dinamizar a internacionalização da cultura portuguesa, são as medidas de valorização do setor incluídas no Orçamento do Estado para o próximo ano.
Cultura: Apoio à criação, transformação digital e internacionalização

“Necessitamos de todos nesta missão nacional de levar a Cultura a todo o território e para além das fronteiras do nosso país” – Graça Fonseca.

Conheça as principais linhas programáticas da proposta de OE2020 para a área da Cultura:

  • Promover a transformação digital dos museus, monumentos e palácios nacionais e regionais. Desenvolvimento de medidas para a modernização administrativa e de gestão e para a transformação digital dos museus, monumentos e palácios nacionais e regionais.
  • Reabilitar o património cultural. Lançar um programa plurianual de meios e investimentos para a reabilitação, preservação e dinamização do património cultural classificado. Medidas para promover a missão nacional de reabilitação do património cultural.
  • Apoiar as artes e à criação artística. Implementar medidas para promover uma maior adequação do modelo de apoio às artes aos desafios e necessidades do setor das artes. Programação em rede, com mais projetos sustentáveis de descentralização, atividades e serviços educativos inovadores, em colaboração com o Plano Nacional das Artes. Maior interligação entre territórios e artistas, através de um mapeamento conjunto com os municípios.
  • Promover e apoiar os setores estratégicos do cinema, audiovisual e media. Plano estratégico para o cinema e audiovisual, promovendo o cinema português e o setor do audiovisual como áreas centrais da cultura e da economia nacional, envolvendo todas as entidades e agentes, nacionais e internacionais. Promover a internacionalização, difusão e exportação da cultura portuguesa.
  • Dinamizar medidas de diplomacia e internacionalização da cultura portuguesa. Lançar a programação cultural no âmbito da Presidência Portuguesa da UE e da Temporada Cruzada Portugal-França. Promover a internacionalização e a difusão da cultura portuguesa no estrangeiro, bem como no quadro das relações bilaterais e multilaterais.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020, aprovada pelo Governo, começa a ser discutida na Assembleia da República no dia 9 de janeiro, sendo votada na generalidade no dia seguinte. O documento será depois debatido e votado na especialidade, estando agendada a votação final global para 6 de fevereiro.