Criação de emprego deve ser prioridade dos governos europeus para 2009
José Sócrates afirmou no Conselho do Partido Socialista Europeu que decorreu em Madrid, nos passados dia 30 de Novembro e 1 de Dezembro, que a criação de emprego deve ser a “primeira, segunda e terceira” prioridade dos governos europeus em 2009, com políticas que assentem na recuperação e na reforma do sistema económico. Para o líder do Partido Socialista, “a Europa precisa de uma resposta global e coerente do centro esquerda. Hoje, mais do que nunca, os socialistas europeus têm uma nova oportunidade mas também uma nova responsabilidade”.
“A primeira prioridade é criar emprego, a segunda prioridade é criar emprego e a terceira prioridade é criar emprego. Estas devem ser as prioridades para os socialistas para o próximo ano”, sublinhou José Sócrates acrescentando que é necessário que se aumente o investimento público e que o Estado “ocupe o seu papel na recuperação económica”, já que “não é possível ficar sentado à espera que a crise passe”. “Este é o momento para o Estado agir, e agir adequadamente com investimentos. É o momento em que os cidadãos olham para o Estado e querem que o Estado faça algo para recuperar a economia” acrescentou o Secretário-geral do Partido Socialista, defendendo que a estratégia socialista deve assentar paralelamente na “recuperação e na reforma”, com medidas e propostas que sejam implementadas de forma “urgente”.
Para José Sócrates, a primeira tarefa é “estabilizar o sistema financeiro”, rejeitando “o populismo e a demagogia dos que vêm a ajuda aos bancos como uma ajuda aos bancos e não à economia”.