Costa defende aposta nos cuidados de saúde primários
António Costa, que falava no final de uma visita ao Centro de Saúde de Baião, na companhia do secretário nacional Manuel Pizarro e do presidente da Câmara local, José Luís Carneiro, realçou a importância destas unidades de saúde de proximidade, neste caso concreto feito em parceria com a autarquia local.
António Costa sublinhou que as unidades de saúde de proximidade permitem ter serviços de qualidade onde eles são mais precisos, ao mesmo tempo que “aliviam a pressão sobre os grandes centros hospitalares, evitando a repetição de situações, como as que vivemos muito recentemente, de caos nas urgências dos serviços de saúde”.
No programa eleitoral do Partido Socialista, considera-se “fundamental recuperar a centralidade da rede de cuidados de saúde primários na política de saúde, expandindo e melhorando a sua capacidade”.
Nesse sentido, o PS assume o compromisso de serem construídas 100 novas unidades de Saúde Familiar e assegurar médico de família a mais 500 mil portugueses, no âmbito do objetivo de garantir que todos os portugueses tenham um médico de família atribuído.