home

Costa admite “maior crescimento” desde “adesão ao Euro” a confirmar-se previsão do FMI

Costa admite “maior crescimento” desde “adesão ao Euro” a confirmar-se previsão do FMI

O primeiro-ministro, António Costa, realçou hoje que, se Portugal terminar o ano com a economia a crescer 2,5%, como prevê o FMI, esse será “o maior crescimento” do país “desde a adesão ao Euro”.

“A verdade é que nós tivemos um 1.º trimestre” em que “crescemos 2,3%” e “temos um 2.º trimestre” em que “iremos crescer, seguramente, próximo dos 3%”, disse António Costa, durante uma visita a uma herdade no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

E o Fundo Monetário Internacional (FMI), destacou, “já veio hoje prever que podemos chegar ao final do ano com um crescimento de 2,5%, o que, se se vier a verificar, é o maior crescimento que o país teve desde a adesão de Portugal ao Euro”.

Taxa de desemprego em abril é de 9,5%, diz o I.N.E.
Também hoje o Instituto Nacional de Estatística reviu em baixa a taxa de desemprego em abril, situando-se a mesma em 9,5%.

A estimativa da taxa de desemprego para maio é de 9,4% sendo que este valor provisório representa uma baixa de 1,8% face aos 11,2% de maio de 2016.

A estimativa provisória da população desempregada em abril foi de 490,7 mil pessoas, menos 12,2 mil pessoas do que no mês anterior