Coronel Manuel Costa Braz
Para além de um dos organizadores do movimento dos capitães que culminou a 25 de abril de 1974, devolvendo a Democracia ao nosso país, Manuel Costa Braz foi um elemento fulcral na consagração das instituições democráticas no período que se sucedeu à revolução libertadora, sendo um dos mais ativos elementos do chamado “Grupo dos Nove”, decisivo para a implantação do pluralismo político no nosso país. Foi também quem conduziu o processo de recenseamento eleitoral que conduziria à realização das primeiras eleições livres em Portugal. Foi ainda o primeiro Provedor de Justiça, cargo que acabou por moldar com a sua atuação.
Como ministro da Administração Interna deu também sempre um contributo para a normalização da sociedade portuguesa, exercendo o cargo com notável probidade e sentido de Estado, sentido que sempre estendeu a toda a sua intervenção e ação pública, também como Alto-Comissário contra a Corrupção.
Com o seu desaparecimento, Portugal perde uma grande e incontornável referência de democrata e exemplar servidor da causa pública, merecedor da admiração de todos.
O PS transmite à sua família, aos seus amigos e camaradas de armas as suas mais sentidas condolências por esta perda, que é também uma imensa perda para todos os democratas e amantes da Liberdade.