Convidados internacionais marcam presença no XVI Congresso Nacional do PS
O XVI Congresso Nacional do Partido Socialista já tem confirmada a sua lista de convidados internacionais. Marcarão presença no encontro representantes de Angola, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, Espanha, França, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Itália, Marrocos, Polónia, S. Tomé e Príncipe, Suécia, Tunísia, Turquia e Ucrânia.
Do MPLA angolano estarão presentes o Secretário Internacional, Paulo T. Jorge e o Chefe da Divisão do Departamento de Relações Internacionais, Manuel Pedro Chaves. O Brasil estará representado pelo Secretário-Geral do PDT, Manoel Dias, e pelo Representante do PT em Portugal, Manuel Andrade. Do Partido Socialista da Bulgária virá Mihail Balabnov. Cabo Verde marcará presença através Secretário Internacional do PAICV e Ministro do Ambiente, José Maria Veiga, e pelo Representante do PAICV em Portugal, Joaquim Neves.
Do Comité Central do Partido Comunista Chinês estarão presentes o Director do Centro de Investigações de Documentos, Leng Rong, a Sub-Directora Geral do Departamento Internacional, Yu Xiaoxuan, o Sub-Chefe de Divisão do Centro de Investigações de Documentos, Wang Jianwu, o Sub-Chefe de Divisão do Departamento Internacional, Ouyang Xuemei. Também o Primeiro Secretário da Embaixada, Hao Qingzhu, integra a delegação chinesa.
O PSOE espanhol estará representado pelo Deputado e Cabeça de Lista às Eleições para o Parlamento Europeu, Juan Fernando Lopez Aguilar, pelo Porta-voz Socialista da Junta da Estremadura, Ignacio Sanchez-Amor e pelo Coordenador do Departamento Internacional, Orestes Suarez Anton. Do Partido Socialista francês virá o Delegado Nacional para o Mediterrâneo, Alain Chenal. Do Grécia estará presente um membro do Departamento Internacional do PASOK, Philippos Savvides. Da Guiné-Bissau marcarão presença o 1º Vice-Presidente do PAIGC e Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Manuel Saturnino da Costa, e um membro do Bureau Politico e Representante do partido em Portugal, Alexandre da Costa Silva.
Do PvdA – Partido Trabalhista holandês virá a sua Secretária Internacional, Marije Laffeber. O Partito Democratico italiano será representado pelo Secretário Internacional, Luciano Vecchi e pelo Chefe do Departamento da Europa e América do Norte, Luca Bader. Do Conselho Nacional do USFP marroquino estará presente El Hassane Bouqentar. Da Polónia, o SLD será representado pelo seu Vice-Presidente, Jolanta Szymanek-Deresz, e pelo Chefe do Departamento de Imprensa, Lukasz Naczas.
Do MLSTP/PSD de S.Tomé e Príncipe estão confirmados os nomes do Presidente do Partido e Primeiro-Ministro, Joaquim Rafael BRANCO, e da Secretária Internacional, Maria do Carmo Silveira. Do Partido Social Democrata sueco virá um membro da Comissão Executiva Municipal de Sundsvall, João Pinheiro. Da Tunísia marcará presença o Vice Secretário-Geral do RCD, Hajer Cherif Chebil. Da delegação turca do DTP estarão presentes o Representante na Europa, Fayik Yagizay, e o Deputado e Membro da Comissão Executiva, Hasip Kaplan. O Partido Socialista ucraniano estará representado pelo seu Secretário Internacional, Dennis Voloshyn.
Também a Fundação Friedrich Ebert, o Grupo Parlamentar do PSE-PE e o PSE marcarão presença no XVI Congresso Nacional do Partido Socialista, representados por Reinhard Naumann, Martin Schultz e Gisela Oliveira, respectivamente.