home

Convenção Autárquica para a Igualdade III

Convenção Autárquica para a Igualdade III

Porque é que existem apenas 24 mulheres presidentes de Câmaras e 32 mulheres presidentes de Assembleias Municipais, nos 308 Municípios?
Convenção Autárquica para a Igualdade III

Porque é que na composição dos órgãos executivos municipais existe apenas uma percentagem de 26% de mulheres?

Porque é que há 22 câmaras municipais sem representação do género feminino nos executivos municipais?

Porque é que nas empresas cotadas em Bolsa a presença das mulheres nos Conselhos de Administração é apenas de 11.9% e uma única mulher ocupa o lugar de CEO (Chief Executive Officer) numa dessas empresas?

As cidades inteligentes devem ser paritárias?

Estes são alguns dos temas que estarão amanhã em debate, em Lisboa, na Convenção Autárquica para a Igualdade “Cidades 50-50”, promovida pelo Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMS), onde vão participar políticos, autarcas, professores universitários e especialistas em políticas de igualdade do género e gestão do território.

Ao acolher o tema “Cidades 50-50”, o DNMS associa-se à iniciativa global “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo para a igualdade do género”, lançada pelas Nações Unidas, que desafia os governos e às sociedades dos seus países-membros a adotarem políticas e compromissos que promovam a igualdade de oportunidades nas lideranças, em todos os níveis de tomada de decisão, na vida política, económica e social.

As eleições locais para o próximo ciclo político autárquico 2017-2020, a realizar este ano, são o tempo certo para tomar opções e definir políticas públicas de reforço da representação de género na gestão dos territórios.

Amanhã, a partir das 9h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Participe!