home

Continuidade das boas políticas e mais investimento

Continuidade das boas políticas e mais investimento

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 será “de continuidade das boas políticas” que têm permitido “bons resultados” ao país, reforçando a melhoria de rendimentos dos portugueses e criando melhores condições para o investimento.
Continuidade das boas políticas e mais investimento

Numa declaração sobre a proposta de Lei do OE2018, que será hoje entregue à Assembleia da República, o chefe do Governo reforçou que Portugal terá este ano, “seguramente, o maior crescimento económico desde o início do século e, mais uma vez, o menor défice da nossa democracia”, indicadores que, acrescentou, vêm confirmar o caminho que tem vindo a ser prosseguido.

“Por isso, estando no caminho certo, há que continuar neste caminho, reforçando o rendimento das famílias, criando condições de oportunidade para as empresas poderem investir, melhorando os nossos serviços públicos e a proteção social”, sublinhou.

António Costa deixou ainda a garantia de que a proposta de Orçamento melhorará o rendimento da generalidade dos cidadãos “com a diminuição da carga fiscal”, melhorando também o rendimento dos pensionistas “com o aumento real das pensões” e “melhorando a vida dos funcionários públicos, a quem cumprimos a palavra de iniciar o descongelamento das carreiras”.

Investir na inovação e conhecimento

O líder do Executivo socialista salientou igualmente que 2018 será também “um ano em que vamos apostar muito na criação de condições para melhorar o investimento das empresas e a inovação”.

“Vamos ter melhores condições para as empresas terem capitais próprios, de forma a se poderem financiar melhor e realizarem fortes investimentos. Vamos criar melhores condições para apoiar todo o sistema de criatividade, com reforço na cultura, nas políticas educativas, na ciência, no emprego científico e na transferência do sistema científico para as empresas”, acrescentou.

“Com mais inovação e maior investimento”, concluiu ainda António Costa, será dada “continuidade à nova trajetória de convergência com a União Europeia”, visando o objetivo estratégico para o país de iniciar “uma década de convergência que todos temos a ambição de construir em Portugal”.

A proposta de Orçamento do Estado para 2018 será hoje entregue pelo Ministro das Finanças, ao final do dia, na Assembleia da República, ficando depois disponível toda a informação em www.oe2018.gov.pt.