home

Consolidar o papel de Portugal na rede transeuropeia de transportes

Consolidar o papel de Portugal na rede transeuropeia de transportes

O Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional - "Ferrovia 2020" visa aumentar a competitividade do transporte ferroviário e a melhorar as ligações internacionais, reforçando a competitividade externa da economia e fomentando o desenvolvimento e a coesão territorial do país.
Consolidar o papel de Portugal na rede transeuropeia de transportes

Implementado através de intervenções em metade (1200 quilómetros) da rede ferroviária do país, orçadas em 2000 mil milhões de euros, o programa “Ferrovia 2020” assenta em três grandes eixos: os corredores internacionais norte e sul, o corredor nacional norte-sul e os corredores complementares.

O corredor internacional sul assegurará a ligação das plataformas logísticas e dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines a Espanha, através da intervenção ou construção em mais de 170 quilómetros de via, num investimento de 627 milhões, dos quais 389 milhões da UE.

O corredor internacional norte assegurará a ligação das plataformas logísticas e dos portos de Aveiro e Leixões a Espanha, permitindo a circulação de comboios elétricos em toda a linha da Beira Baixa, representando mais de 250 quilómetros a via a intervencionar, num investimento de 676 milhões, dos quais 386 da UE.

O corredor atlântico, que liga o litoral de Lisboa até à Galiza, terá intervenções em 200 quilómetros de via, designadamente na linha do Minho (Porto-Valença) e na Linha do Norte (Lisboa-Porto), num investimento de 380 milhões, dos quais 227 milhões da UE.

Os corredores complementares incluem intervenções, nomeadamente de eletrificação, nas linhas do Douro, Oeste, Cascais, e Algarve, num total de 260 quilómetros, num investimento de 264 milhões, dos quais 141 milhões da UE.