home

Consenso interpartidário é sinal de unidade e esperança

Consenso interpartidário é sinal de unidade e esperança

A resolução do Parlamento Europeu que define as condições de saída do Reino Unido da União Europeia gerou um amplo consenso político interpartidário que “é, em si mesmo um importante sinal de unidade e de esperança”, afirmou o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, durante o debate realizado na sessão plenária de Estrasburgo.
Plano Juncker tem de ser instrumento de convergência económica e social

“É igualmente importante a prioridade clara que este Parlamento definiu para as negociações: garantir, em condições de reciprocidade, o respeito pelos direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e dos cidadãos britânicos que vivem na União Europeia”, destacou.

Não respeitar os cidadãos europeus é sujeitá-los, “como hoje sucede no Reino Unido, a 85 páginas de escusada burocracia apenas para conseguirem realizar o seu direito a legítimas autorizações de residência”, exemplificou Pedro Silva Pereira.

“O desejo deste Parlamento Europeu é um acordo de parceria estratégica que sirva os nossos interesses comuns”, sublinhou o eurodeputado socialista. Porém, realçou, “não cederemos nos nossos princípios, nos nossos valores, nem na defesa dos nossos cidadãos”.