home

Conselho para a promoção da internacionalização toma posse

Conselho para a promoção da internacionalização toma posse

O ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva, salientou a importância do Conselho para a Promoção da Internacionalização (CPI) no desenvolvimento e modernização do país.

“Uma dimensão estratégica para a modernização do país – como o nosso integrado na União Europeia e na Zona Euro – que não reforce o carácter vencedor da sua internacionalização compromete a sua estratégia de modernização e compromete igualmente a capacidade de elevar o seu potencial de crescimento”, disse Vieira da Silva.
Na tomada de posse do CPI, que decorreu em Leiria no âmbito da iniciativa “Governo Presente”, no passado dia 9 de Janeiro, o governante explicou que o CPI tem como objectivos “mobilizar todos os agentes com relevo na promoção de uma internacionalização ganhadora para o país e também que os instrumentos de promoção dessa internacionalização possam ser geridos de forma mais coordenada, mais eficaz e com melhores resultados”.
Vieira da Silva sustentou que “sem incentivarmos as exportações, dificilmente podemos contribuir de forma relevante e decisiva para a recuperação económica que o mundo, a Europa e Portugal estão a construir”.
Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, defendeu que o país “precisa de mobilizar melhor os recursos” e “não permitir continuar acções avulsas e dispersas desenquadradas de uma visão estratégica de conjunto”.