home

Conselho Europeu: PS considera que deve haver acordo no sentido de acabar com os paraísos fiscais

Conselho Europeu: PS considera que deve haver acordo no sentido de acabar com os paraísos fiscais

IMG_7534O secretário-geral do PS defendeu hoje que no Conselho Europeu de domingo deve haver um acordo no sentido de acabar com os paraísos fiscais, para que esta decisão possa ser tomada na próxima reunião do G20.

“Era importante que neste Conselho os países da União Europeia se vinculassem de modo a que na próxima reunião do G20 pudesse haver finalmente a decisão de acabar com os paraísos fiscais”, declarou António José Seguro no final de uma reunião com o primeiro-ministro, na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

“E é inaceitável, é imoral e é absolutamente injusto que isso não aconteça. E está apenas na dependência de uma decisão política. Não é necessário dinheiro, basta os Estados-membros tomarem essa decisão política. E se não o fizerem isso revela uma profunda insensibilidade social, eu diria uma profunda insensibilidade humana”, considerou o secretário-geral.

A próxima reunião das 20 maiores economias mundiais está marcada para os dias 3 e 4 de Novembro em Cannes, França.

Seguro reiterou a ideia de que a União Europeia enfrenta “um problema sério de conceção, de funcionamento e de liderança” e “ou decide ou morre”.

“A Europa tem de deixar-se de paninhos quentes, e tomar decisões muito claras, pôr fim à ambiguidade e decidir. Decidir, do nosso ponto de vista, significa colocar o emprego e o crescimento económico na sua primeira prioridade”, afirmou.

António José Seguro acrescentou que defendeu perante o primeiro-ministro “a necessidade de haver um Governo económico europeu, de haver um Orçamento com mais recursos, de haver emissão de 'eurobonds'”, de ser criada “uma agência de 'rating' europeu” e de ser aprovada a “proposta da Comissão Europeia para que as transações financeiras possam ser taxadas”.