home

Conselho de Ministros aprova plano de transição para estado de calamidade

Conselho de Ministros aprova plano de transição para estado de calamidade

O Conselho de Ministros aprovou hoje o plano de transição de Portugal do estado de emergência, que termina à meia-noite de sábado, para o estado de calamidade, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, após a reunião do Governo.

Segundo António Costa, no combate à propagação da covid-19, ao longo dos dois últimos meses, o país “registou uma evolução positiva” no combate à pandemia de covid-19.

Na apresentação do plano do Governo para a reabertura da atividade económica e social após o fim do estado de emergência, António Costa apresentou as alterações que a entrada em vigor do estado de calamidade representa para a vida dos portugueses.

No âmbito da preparando o desconfinamento dos portugueses em segurança, o Primeiro-ministro anunciou que o teletrabalho continuará a vigorar “sempre que as funções o permitam” a partir de segunda-feira, 04 de maio. A partir de 1 de junho, está previsto o “teletrabalho parcial, com horários desfasados ou equipas em espelho”.

Ao nível dos transportes públicos, as regras também mudam. A partir da próxima segunda-feira, os transportes devem circular com a lotação máxima de dois terços da sua capacidade e os utentes têm de usar máscara.

Hoje também foi tornado público que as aulas presenciais no 11.º e 12.º anos arrancam em 18 de maio, data em que reabrem as creches, enquanto no final do mês será avaliada a possibilidade de reabrir o ensino pré-escolar.

Conheça aqui o Plano de Desconfinamento hoje aprovado.