Conquistas da Governação Socialista permitiram melhorar a vida da população mais idosa
“O anterior governo do PSD penalizou muito os cidadãos mais velhos, quer por via fiscal, quer pela redução de uma rede de solidariedade efetiva, a qual é, muitas vezes, a única garantia e a última resposta que estes cidadãos têm”, começou por referir a candidata socialista, durante uma visita ao Centro de Convívio de Água de Pau, uma resposta social no município de Lagoa, nos Açores.
Isabel Almeida Rodrigues destacou, depois, que foi durante o Governo do Partido Socialista que se conquistou um conjunto muito vasto de medidas que permitiram ajudar a vida a milhares de cidadãos seniores. “O aumento das pensões de reforma, o fim da contribuição extraordinária de solidariedade, o aumento do complemento solidário para Idosos, do rendimento Social de Inserção e do abono de família”, elencou.
Para a candidata do PS, além do muito que já foi feito nos últimos quatro anos, há ainda um conjunto muito vasto de medidas a concretizar na próxima legislatura, nas mais diversas áreas e que se inserem no Programa Eleitoral do Partido Socialista.
“O desenvolvimento de um programa de envelhecimento ativo e saudável; a aposta na criação de um mecanismo de reforma a tempo parcial, como forma de promoção do envelhecimento ativo; a aprovação de uma estratégia nacional de combate à solidão, prevendo um conjunto diversificado de medidas ajustadas aos diferentes contextos demográficos e meios socioeconómicos para atenuar este flagelo social que afeta sobretudo os mais idosos e que merece, por isso, uma atenção especial”, destacou, entre outras propostas.
“Os cidadãos mais idosos são um fator de experiência, de conhecimento e, nesta sociedade tecnológica e acelerada, o compromisso do PS/Açores é, como sempre tem sido, o de colocar as pessoas no centro das atenções. É exatamente isso que vamos fazer nos próximos quatro anos”, assumiu.