Conhecimento é a base do desenvolvimento do país
“O conhecimento é a base do nosso desenvolvimento e do nosso futuro, e para haver conhecimento é essencial investir na cultura e no acesso ao livro e à leitura”, disse, no sábado, durante a inauguração da nova Biblioteca Municipal de Caminha.
Trata-se de um investimento de cerca de um milhão de euros, promovido pela Câmara de Caminha e comparticipado em 85% pelos fundos comunitários.
António Costa defendeu a necessidade de transferir mais meios e mais competências para as juntas de freguesia e para os municípios, porque, frisou, “quem está próximo define melhor”, acrescentando que “a pedra angular da reforma do Estado é a descentralização”.
A nova Biblioteca de Caminha resultou da recuperação de um edifício antigo no Centro Histórico da vila, um exemplo que António Costa aproveitou para sublinhar a importância da reabilitação como “uma forma essencial de valorização do património” do país.
António Costa lembrou que, durante muitos anos, o país cresceu com base na construção nova, mas “hoje aprendeu que é essencial apostar na reabilitação”.
Por outro lado, o primeiro-ministro defendeu ser fundamental reforçar o investimento, quer público quer privado, designadamente aproveitando “as primeiras verbas disponíveis” do Portugal 2020. “O investimento é necessário e urgente”, acrescentou.