home

Congresso da Juventude Socialista dos Açores

Congresso da Juventude Socialista dos Açores

Cerca de 200 delegados da Juventude Socialista dos Açores (JS/A) participam, a partir de sexta-feira e até domingo, no X Congresso Regional, em Ponta Delgada, na sequência das eleições diretas da estrutura que reelegeram Berto Messias como líder regional.

 

 

Berto Messias foi reeleito com 96 por cento dos votos, nas eleições diretas de 21 de maio.
O congresso, que arranca sexta-feira, vai discutir e votar a moção de orientação politica global “Geração Activa – Geração de Ideias” de que primeiro subscritor Berto Messias.
Em declarações à Lusa, Berto Messias sublinhou que a sua moção a apresentar ao congresso pretende “afirmar a JS como a principal voz dos jovens nos Açores”.
“Não como preciosismo ou cliché, mas baseado em fatos. A JS tem um conjunto de medidas que marcam positivamente a vida dos jovens nos Açores”, frisou Berto Messias, destacando propostas como “os programas de estágio Estagiar L, T ou U”.
Segundo o líder da JS/Açores, a sua moção “divide-se em três grandes áreas”, assinalando em primeiro lugar “a emancipação” jovem onde “o emprego” constitui “o desafio dos desafios”.
“A região tem atualmente um desafio de grande importância, conseguir integrar no mercado de trabalho todos os jovens que estão hoje no exterior a qualificar-se e a estudar e que têm a ambição legitima de regressar para os Açores”, refere a moção.
Um reforço do conceito da emancipação jovem, que segundo o líder da JS/Açores, passa também pelo combate à precariedade laboral jovem, acesso à habitação e empreendedorismo.
Berto Messias destacou como outro dos grandes objetivos da JS/Açores nos próximos dois anos “a afirmação” da estrutura como “um pilar fundamental na vitória do PS nas regionais de 2012”, alegando que “só desta forma será possível implementar o projeto transformador que tem vindo a ser desenvolvido desde 2006”.
Defendeu ainda a necessidade de “perspetivar o futuro dos Açores com visão estratégica de médio e longo prazo, criando respostas à pergunta: Onde queremos estar daqui a 10 anos?”.
“A nossa ação não pode nem deve estar circunscrita aos ciclos eleitorais, deve ter uma visão ampla, de futuro, acrescenta a moção.
Berto Messias, 29 anos, natural da Praia da Vitória, na Terceira, além de líder da JS/Açores desde 2007 e presidente da bancada parlamentar do PS/Açores, é também presidente da Comissão Nacional da JS.
No congresso, que decorre até domingo, serão, ainda, discutidas e votadas moções sectoriais.
Na reunião magna dos jovens socialistas açorianos serão eleitos os órgãos regionais da JS/Açores: Comissão Regional, Comissão Regional de Jurisdição e Fiscalização e os representantes na Comissão Regional do PS/Açores.
O congresso encerra domingo com a presença do presidente do PS/Açores, Carlos César.