“Há homens cuja vida se confunde com a própria historia desse país”, realçou o tributo exibido momentos antes da sessão de encerramento da reunião magna socialista, definindo Almeida Santos como um “homem de convicções firmes”, que “cedo percebeu que o Direito só faz sentido quando está ao serviço da dignidade humana”, tendo sido um “defensor incansável da liberdade, justiça social e igualdade”.
“Um dos grandes legisladores do regime democrático, mostrou que a política pode ser firme sem perder a humanidade”, foi enaltecido.
Por ocasião do centenário do seu nascimento, o Partido Socialista recordou Almeida Santos “não apenas como uma figura maior da democracia”, mas como “um homem livre”.
“O seu legado vive na democracia que ajudou a construir”, rematou o vídeo, cuja exibição foi aplaudida de pé por todos os presentes e que contou com um testemunho do atual Presidente do partido, Carlos César, afirmando que Almeida Santos “foi, é e será o nosso Presidente para sempre”.