O Secretário-Geral do Partido Socialista marcou, ontem à noite, presença no comício de apresentação da candidatura de Nuno Mocinha à Câmara Municipal de Elvas, ocasião em que manifestou confiança na vitória eleitoral do PS nas eleições de dia 12.
Afiançando que o partido está pronto para assumir a liderança da autarquia elvense e também para vencer as autárquicas, o líder socialista sustentou que, “depois de um ciclo autárquico sem ambição, Elvas merece mais”.
Sublinhou, assim, que Nuno Mocinha é o candidato certo para devolver à “chave do reino” o seu papel histórico e estratégico como centro de desenvolvimento e de ligação privilegiada entre Portugal e Espanha.
Com a convicção de que o PS sairá vencedor da contenta eleitoral e continuará a ser o partido do poder local por excelência e experiência, José Luís Carneiro não poupou críticas aos adversários políticos.
“Uns são contra o próprio sistema democrático, contra as instituições democráticas. Outros estão sem rumo e procuram aproveitar-se da instrumentalização mediática para procurar alcançar resultados imediatos, sem se preocuparem com aquilo que é estratégico para o futuro do nosso país”, acusou, voltando a advertir que “a democracia não está para brincadeiras”.
Neste ponto, lembrou que “há muitos inimigos da democracia hoje no mundo” e deixou um forte alerta para aqueles que, disse, “se deixam instrumentalizar e já venderam a alma ao diabo”, numa referência inequívoca ao PSD.
Candidaturas socialistas são soluções de vida e de futuro
Em contrapartida, enfatizou que o Partido Socialista é a força política capaz de dar resposta às necessidades das comunidades locais e de construir “soluções de vida e de futuro” para Portugal.
“É mesmo a partir das autarquias que se constrói o futuro do nosso país. Por isso acredito tanto nestas eleições e nos autarcas socialistas, que conhecem as pessoas e trabalham com elas”, frisou.
Num discurso em que também apelou à militância socialista, o líder do PS pediu “uma campanha com grande elevação ética e moral”.
“Que todos saibam que são intérpretes dos valores que permitem que as próximas gerações continuem a acreditar nos valores do Partido Socialista”, enfatizou.
Depois, salientou que a candidatura de Nuno Mocinha a Elvas constitui “um projeto de abertura à sociedade, integrador e enraizado na comunidade”.
“Exemplo disso é a presença de Lito Vidigal como cabeça de lista à Assembleia Municipal”, figura com forte ligação à terra onde cresceu e comprometido com os elvenses.
A intervenção de José Luís Carneiro terminou com uma referência ao percurso autárquico de Elvas, lembrando que a cidade já conheceu, durante mandatos socialistas, “um tempo de afirmação, modernização e desenvolvimento estratégico” que lhe garantiu protagonismo nacional e transfronteiriço.
“É esse legado que deve agora ser retomado e projetado no futuro, com Nuno Mocinha” à frente da autarquia, “para devolver aos elvenses a ambição e a confiança que marcaram os melhores anos da governação socialista no concelho”, rematou.