home

Concurso Startup Simplex conhece vencedores amanhã

Concurso Startup Simplex conhece vencedores amanhã

O Governo dá nota positiva ao concurso Startup Simplex, cujos vencedores serão conhecidos já amanhã, sexta-feira, garantindo que a iniciativa é para prosseguir, disse a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
Concurso Startup Simplex conhece vencedores amanhã

O concurso do Startup Simplex, que decorreu ao mesmo tempo que acontecia a Volta Nacional do Simplex, e em que foram apresentadas 196 propostas, tem como objetivo, como recordou a governante, eleger as três melhores ideias de serviços e produtos para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com os serviços públicos.

Recordando ser esta uma iniciativa “absolutamente nova”, Graça Fonseca salientou que o objetivo do Startup Simplex é, por um lado, “trazer inovação de dentro para fora”, procurando assim melhorar os serviços que o Estado presta, permitindo simultaneamente “coloca no radar do empreendedor” a Administração Pública.

Para Graça Fonseca o setor público é atrativo e “pode ser bastante competitivo”, necessitando para tal de “repensar novos produtos e serviços”, que se tiverem bom resultado dentro do Estado “podem ser um fator de sucesso” para que o empreendedor possa continuar o seu negócio noutros setores.

Sobre as diversas propostas recebidas, a governante disse serem “muito transversais”, passando por áreas tão diversificadas como as finanças ou segurança social atá à saúde, educação ou agricultura, mostrando-se satisfeita pelas ideias apresentadas terem “respeitado a abordagem que pretendíamos”.

Os dez finalistas terão oportunidade de apresentar e defender as suas ideias perante o júri composto por João Tiago Silveira, ex-secretário de Estado da Justiça e da Presidência do Conselho de Ministros, responsável pelos projetos Empresa na Hora e Casa Pronta, Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, Manuela Tavares de Sousa, CEO da Imperial, Vasco Barbosa, CTO Jack The Maker, Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, e Celso Carvalho, diretor-geral da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro.

A sessão pública, que decorrerá na sala de conferências do Convento da Trindade, em Lisboa, contará com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

As três melhores ideias serão incluídas no Programa Simplex 2016, que será tornado público no dia 20 de maio. A sessão pública encerra o desafio lançado a empreendedores para apresentarem propostas de serviços ou produtos com o potencial de simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com a Administração Pública.