home

Comunidades portuguesas vão ter Espaço do Cidadão

Comunidades portuguesas vão ter Espaço do Cidadão

As comunidades portuguesas residentes no estrageiro vão passar a ter à sua disposição serviços idênticos aos já existentes em Portugal através da criação de espaços do Cidadão, anunciou o primeiro-ministro, durante a receção, no Palácio de São Bento, aos conselheiros das comunidades portuguesas.
Comunidades portuguesas vão ter Espaço do Cidadão

“Temos de investir muito em utilizar as novas tecnologias, de forma a podermos comunicar melhor e a estarmos todos mais próximos, ainda que à distância”, destacou António Costa, que anunciou também a abertura de concursos para 60 novos funcionários na rede consular.

No final do encontro, o primeiro-ministro enalteceu o valor e a importância das comunidades portuguesas no estrangeiro, que afirmou ultrapassar em muito o das remessas para o país.

“A importância económica das comunidades portuguesas supera hoje em muito a das remessas”, defendeu António Costa, destacando “a importância de serem os embaixadores da qualidade do país, de serem os veículos de atração de investimento estrangeiro e uma rede muito importante na exportação de bens e serviços de Portugal para o estrangeiro”.

“São muitos os nossos emigrantes e lusodescendentes que têm hoje um peso económico muito significativo nas respetivas comunidades, o que é muito relevante para o país”, concretizou ainda o primeiro-ministro.