COMUNICADO sobre a Eleição para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional
O Partido Socialista expressa o seu regozijo pela forma como as eleições para Presidente e Vice-Presidente das cinco CCDR decorreram durante o dia de hoje, naquela que foi mais uma manifestação importante de vitalidade do Poder Local Democrático.
Recorde-se que o processo de democratização da designação das lideranças das CCDR (através da instituição da participação democrática dos autarcas/eleitos locais) foi uma conquista iniciada pelo Partido Socialista há 5 anos. Um passo importante que deverá ser a antecâmara para uma discussão mais abrangente no caminho para a regionalização político-administrativa.
Para o Partido Socialista, o saldo da eleição que teve lugar hoje é favorável, tendo sido eleitos Presidentes das CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, os candidatos socialistas Teresa Almeida, Ricardo Pinheiro e José Apolinário. São nomes de competência reconhecida e que garantem, nos próximos anos, um ciclo de progresso e bem-estar social e económico para as referidas regiões. Estes presidentes serão coadjuvados pelos também vice-presidentes socialistas eleitos: José Alho, Aníbal Costa e Jorge Botelho, respetivamente. Ou seja, em 5 regiões-plano, o PS garante a liderança maioritária de 3 delas.
A todos os eleitos na eleição de hoje, o Partido Socialista formula os melhores votos de felicidades e sucesso, reiterando a disponibilidade para uma profícua colaboração institucional no interesse das populações e territórios servidos.
O PS sinaliza ainda e faz votos para que a nomeação, pelo Governo, dos restantes elementos das áreas sectoriais que farão parte da composição do Conselho Diretivo das CCDR decorra de um processo transparente e que garanta uma representatividade abrangente. É importante que essa escolha se baseie na competência e com um critério de abertura à sociedade civil. Se assim for, o PS estará disponível para colaborar nesse processo.
O PS recorda ainda que, em breve, os Conselhos Regionais serão chamados a eleger cinco vice-presidentes das CCDR, eleição que deve decorrer também com pleno respeito pela representatividade da sociedade civil.
O Coordenador Autárquico Nacional do PS
André Rijo
Lisboa, 12 de janeiro 2026