COMUNICADO N.º 86 – PELA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
COMUNICADO N.º 86 – PELA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
As Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) manifestam a sua total solidariedade para com a Ordem dos Advogados Portugueses, alvo de um ataque inaceitável durante uma conferência dedicada aos direitos das pessoas LGBTI. Este episódio lamentável constitui uma afronta ao Estado de Direito, à liberdade de expressão e aos princípios democráticos que regem a nossa sociedade.
A defesa dos Direitos Humanos, incluindo os direitos da comunidade LGBTI, é um pilar essencial da democracia e não pode ser silenciada por atos de intimidação ou violência, que mais não são do que crimes de ódio encorajados e praticados por movimentos radicais de extrema-direita, que atuam à margem do sistema democrático.
As MS-ID reafirmam o seu compromisso com a construção de um país mais justo, inclusivo e respeitador da diversidade e rejeitam todas e quaisquer tentativas de normalização de comportamentos antidemocráticos.
As MS-ID continuarão a reforçar a defesa dos direitos fundamentais de todas as pessoas, a lutar por uma sociedade onde não tenham lugar a intolerância, a discriminação ou o ódio, e a defender o direito à Igualdade.
Lisboa, 14 de março de 2025
O Secretariado Nacional das MS-ID