COMUNICADO N.º 83 – EDITE ESTRELA DISTINGUIDA PELO CONSELHO DA EUROPA
COMUNICADO N.º 83
EDITE ESTRELA DISTINGUIDA PELO CONSELHO DA EUROPA
No ano em que completa 75 anos de existência, o Conselho da Europa decidiu distinguir o
trabalho de 75 deputadas, representantes dos 46 parlamentos que constituem a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE). Entre elas está Edite Estrela, que exerceu as funções de Vice-Presidente da APCE até janeiro último e foi entretanto eleita representante da APCE para a Cultura no Comité Executivo do Prémio Norte Sul, e lidera a Delegação da Assembleia da República à APCE.
Edite Estrela foi distinguida pela qualidade do seu trabalho e pela dedicação com que assumiu as diversas funções que lhe foram atribuídas no âmbito da Assembleia Parlamentar do conselho da Europa. Integrou diversas missões de observação eleitoral, foi relatora em diversos temas da maior relevância e integra diversas comissões, entre as quais a Comissão de Monnitoring, que valia o progresso de diversos Estados em matérias tão complexas como cumprimento dos Direitos Humanos ou o respeito pelas regras do Estado de Direito.
Os temas da Igualdade de Direitos têm estado sempre no topo da agenda política, tendo produzido intervenções marcantes em defesa dos direitos das mulheres e das raparigas.
Edite Estrela é a Presidente da Comissão Política Nacional das Mulheres-Socialistas – Igualdade e Direitos.
Lisboa, 12 de junho 2024
O Secretariado