COMUNICADO N.º 82 – DEFENDER O LEGADO DE ANTÓNIO ARNAUT
COMUNICADO N.º 82
DEFENDER O LEGADO DE ANTÓNIO ARNAUT
Faz hoje seis anos que António Arnaut nos deixou, mas o seu legado continua. António Arnaut foi o maior responsável pelo projeto de criação do Serviço Nacional de Saúde, em Abril de 1978, e este foi apresentado publicamente a 29 de julho do mesmo ano. Ficou conhecido como “Despacho de Arnaut”, assegurando a prestação de cuidados de saúde gratuitos a toda a população, garantindo o direito à proteção da saúde, constitucionalmente consagrado.
O Serviço Nacional de Saúde começou pelas suas mãos e continua até hoje, graças à sua enorme tenacidade e luta. Este legado é considerado a maior conquista da Democracia portuguesa.
Poucos dias antes da sua morte, aos 82 anos, António Arnaut ainda enviou a seguinte mensagem para todos os que detêm responsabilidade na preservação do SNS como pedra angular do Estado Social:
“Possamos todos voltar a ter orgulho no Serviço Nacional de Saúde e saibamos lutar para
reconduzir o SNS à sua matriz constitucional e humanista”.
Volvidos seis anos da sua morte, a Estrutura Nacional das MS-ID vem prestar uma grata
homenagem a António Arnaut e afirmar que hoje, mais do que nunca, temos de respeitar
verdadeiramente o seu legado e continuar a discussão que ele queria que fizéssemos sobre o SNS.
Resultado da inspiração de António Arnaut, foi possível construir um SNS que atualmente é necessário modernizar e desenvolver, com a força e empenho que o seu exemplo de profunda dedicação e integridade nos deixou.
Lisboa, 21 de maio de 2024
O Secretariado Nacional das MS-ID