home

Comunicado do PS sobre a tomada de posse do Governo da República da Guiné-Bissau

Comunicado do PS sobre a tomada de posse do Governo da República da Guiné-Bissau

O Partido Socialista regista com agrado a formação do Governo Inclusivo da Guiné Bissau, que resultou da aprovação, no passado mês de Maio, na Assembleia Nacional, do Pacto de Transição e Acordo Político e da Agenda Política de Transição.

Para o Partido Socialista, a tomada de posse do novo Executivo dá um sinal positivo de evolução no que diz respeito ao quadro político-partidário da Guiné Bissau, criando na população e na opinião pública as legítimas expetativas de normalização democrática, com as quais nos identificamos e que esperamos se possam concretizar a breve trecho.

Assim sendo, o Partido Socialista, na linha do que tem vindo a defender no último ano, expressa os votos de que o novo Governo guineense convirja todos os seus esforços na preparação e organização das próximas Eleições Legislativas e Presidenciais.

No quadro da ordem jurídica internacional, estas deverão realizar-se em condições de justiça, transparência e liberdade e, tal como fora acordado, ocorrer no decurso deste ano, permitindo à Guiné Bissau o regresso à sua normalidade democrática e constitucional.

Reiteramos, igualmente, a nossa disponibilidade para continuar a dar um contributo ativo nas organizações e estruturas internacionais nas quais nos encontramos representados, convergindo, assim, para os esforços coordenados da Comunidade Internacional no sentido da promoção de uma efetiva e sustentável estabilização da situação para a Guiné Bissau e para o seu povo.Encontramo-nos disponíveis para encetar, nesta nova fase, o diálogo e a comunicação necessários com as autoridades da Guiné Bissau.

O Partido Socialista manifesta, ainda, o seu reconhecimento e consideração pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses pelo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações para a Guiné-Bissau, Dr. José Ramos Horta.