home

Comunicado do Gabinete do Secretário-geral do Partido Socialista

Comunicado do Gabinete do Secretário-geral do Partido Socialista

O Senhor Primeiro-Ministro, na entrevista que concedeu ontem à RTP, disse que tinha informado o líder do Partido Socialista da comunicação que ia fazer ao país, afirmando: “eu informei o líder do Partido Socialista, como não podia deixar de ser, da comunicação que ia fazer ao país, e julgo que isso é importante na medida em que, como Primeiro-Ministro, devo respeitar os outros órgãos de soberania, que não foram evidentemente apanhados desprevenidos”.

O Secretário-geral do Partido Socialista nunca divulgou o conteúdo das conversas com o Primeiro-Ministro.

Considerando que a declaração do Primeiro-Ministro é susceptível de gerar equívocos, o Gabinete do Secretário-geral do Partido Socialista torna público o seguinte:

1º O Secretário-geral do Partido Socialista foi informado, via telefone, das medidas que o Primeiro-Ministro anunciou ao país, cerca das 18h00 (uma hora antes) do próprio dia (sexta-feira passada, 7 de Setembro).

2º Em nenhum momento anterior àquela data o Secretário-geral do Partido Socialista foi informado de qualquer medida que o Primeiro-Ministro veio a apresentar.

3º O Secretário-geral do Partido Socialista comunicou com toda a clareza ao Primeiro-Ministro, durante o telefonema referido no primeiro ponto, que discordava das propostas que iam ser apresentadas.

4º O gabinete do Secretário-geral do Partido Socialista lamenta as circunstâncias que motivam a necessidade de divulgar este esclarecimento.

Gabinete do Secretário-geral do Partido Socialista