“O apoio à contratação de trabalhadores com contratos permanentes já abrangeu, até ao momento, 11 mil trabalhadores”, afirmou a ministra, na última sexta-feira, à margem da visita de inauguração do Centro de Formação e Inovação GENE HAAS, no núcleo do CENFIM em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro.
A medida Compromisso Emprego Sustentável consiste num apoio financeiro a empresas que contratem sem termo desempregados inscritos nos centros de emprego.
De acordo com os dados disponibilizados em novembro, do total de contratos ao abrigo da medida, cujas candidaturas decorrem até final do ano, 45% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade, tendo sido pagos cerca de 40,4 milhões de euros.
De referir ainda que a taxa de cobertura das políticas ativas de emprego atingiu cerca de 26,1% em 2022, o que compara com um registo de 20% em 2015.
Na visita a Oliveira de Azeméis, a ministra realçou que a inauguração do novo centro representa “um dia marcante”, em particular, pela concretização do PRR e para a qualificação na formação.
“O PRR prevê cerca de 200 milhões de euros de investimento nos centros de formação, seja do Instituto Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou de centros de formação protocolares com a indústria para investir em 22 mil lugares”, acrescentou.
Ana Mendes Godinho salientou ainda que é “cada vez mais evidente” a necessidade de reforçar a divulgação das candidaturas disponíveis, mas também de “dar tempo às empresas para se candidatarem”.