home

Complemento Solidário para idosos mantém-se

Complemento Solidário para idosos mantém-se

Helena André garante que o complemento solidário para os idosos vai manter-se em 2011. “Em 2009, a taxa de pobreza na população idosa era de 22 por cento. Temos trabalhado para diminuir este valor, através da implementação do complemento solidário, em que aumentámos o rendimento mensal dos idosos em cerca de 30 por cento”, afirmou, assegurando que “este apoio vai manter-se em 2011”.

 

Helena André falava aos jornalistas, na cidade alentejana de Elvas, à margem da sessão de abertura do congresso comemorativo do IV aniversário da Rede Nacional de Cuidados Integrados.
“A rede nacional foi implementada em 2006 e quatro anos depois já temos 83 por cento das camas que tínhamos previsto. O balanço do trabalho e respostas desenvolvidas nesta área é muito satisfatório”, declarou.
A Rede Nacional de Cuidados Integrados resulta de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e Segurança Social e parceiros sociais.
Atualmente, existem no país 203 unidades de internamento, com uma capacidade de 4300 lugares.
Helena André destacou, igualmente, a importância do apoio domiciliário aos idosos e anunciou um reforço do investimento prestado nesta área.
“Em 2011, vamos alargar o programa de Conforto Habitacional a mais zonas do território nacional, num investimento de mais de dois milhões de euros”, revelou.
“Este programa foi lançado em 2007 e permite melhorar as condições de habitabilidade da população envelhecida, permitindo, através do apoio domiciliário, adiar a institucionalização dos idosos”, explicou.