home

Comissão de Inquérito aos Submarinos

Comissão de Inquérito aos Submarinos

Esta manhã tomaram posse os elementos que integram a “Comissão de Inquérito aos Submarinos”, criada por iniciativa do Partido Socialista

 De acordo com o deputado socialista José Magalhães, “dado o objeto desta comissão ser muito diversificado, será muito importante refletir sobre a temporização dos trabalhos para os grupos parlamentares poderem definir sequência das diligências que vão sugerir”, disse. Entretanto, os esforços do PS para que se apurem os factos já começam a ter resultados, sendo que Pedro Catarino, o último presidente da extinta Comissão Permanente de Contrapartidas, está disponível para ir ao Parlamento prestar esclarecimentos.

A criação de uma comissão de inquérito à aquisição de equipamentos militares e respectivas contrapartidas foi aprovada em 22 de Fevereiro, com apenas uma abstenção. Estão em causa contratos de compra e de contrapartidas que envolvem quase cinco mil milhões de euros, divididos por sete programas, desenvolvidos ao longo dos últimos 15 anos. A resolução, inicialmente proposta pelo PS para avaliar os negócios à volta dos submarinos da Marinha e das viaturas Pandur do Exército, acabou por ser alargada a outros programas militares.

Tal como invocado na iniciativa do PS, o processo de adjudicação dos submarinos e dos Pandur deve ser cabalmente esclarecido, no sentido de apurar de que forma foram salvaguardados os interesses do Estado, e a oportunidade da Comissao de Inquérito fica confirmada com diversas informações recentes.