home

Combater a pobreza é uma prioridade do PS

Combater a pobreza é uma prioridade do PS

Maria de Belém Roseira alertou para a necessidade do aumento do Salário Mínimo Nacional como forma de combater a pobreza em Portugal.

Após uma reunião da direção da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza com o Secretário Geral do PS, a Presidente do Partido Socialista salientou que a luta contra a pobreza é “uma questão absolutamente central, de cidadania e de democracia”. Para Maria de Belém Roseira, uma das principais políticas a adotar para combater este fenómeno passa pelo aumento do salário mínimo nacional. “Havendo consenso entre as centrais sindicais, as associações patronais e muito partidos políticos não se compreende que o Governo não tome essa decisão”, criticou, acrescentando que “a pobreza nesta dimensão envergonha e chama a atenção para a incompetência das políticas públicas”. 

A Presidente do PS referiu os recentes estudos do INE, da OCDE e do FMI para sustentar que “este fenómeno (pobreza) está a atingir proporções inaceitáveis em Portugal” e, por isso, alerta que são necessárias políticas europeias que assumam o combate à pobreza como um objetivo estratégico central. “Há pessoas que não têm o que comer, há crianças que não conseguem ir para a escola com o pequeno-almoço tomado”, exemplificou, frisando que estes problemas terão encargos para as gerações futuras. “Não combater a pobreza determina despesa pública enormíssima e se queremos controlar a despesa pública também temos de controlar os fenómenos que a geram”, sublinhou.