home

Colóquio “A Europa connosco?”

Colóquio “A Europa connosco?”

A Fundação Friedrich Ebert promove no próximo dia 26 de Abril, terça-feira, um Colóquio sobre o tema «A Europa connosco? - O apoio da República Federal da Alemanha à construção da democracia em Portugal».
Colóquio “A Europa connosco?”

A iniciativa, organizada com o apoio do ICS – Instituto de Ciências Sociais, decorrerá no auditório da Fundação Mário Soares, a partir das 17h30, contando com intervenções dos oradores convidados Elke Sabiel, António Reis e Antonio Muñoz Sanches, seguindo-se um debate moderado por Ana Mónica Fonseca, investigadora no CEI – Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa.

A sessão de abertura contará com as intervenções de Fernando Pereira Marques, professor universitário e diretor-adjunto da revista Finisterra, Porfírio Silva, deputado do PS à Assembleia da República, e Reinhard Naumann, diretor da Fundação Friedrich Ebert.

Elke Sabiel foi pioneira do movimento de solidariedade com as forças políticas em Portugal que defendiam a construção de uma democracia parlamentar e a integração do país nas Comunidades Europeias. Foi responsável, entre 1969 e 1979, pela ligação da Fundação Friedrich Ebert com a Acção Socialista Portuguesa (ASP) e com o Partido Socialista, tendo preparado a reunião dos militantes da ASP que fundaram o Partido Socialista, no dia 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel. A seguir à queda do muro de Berlim trabalhou, durante o período de 1994-2004, como representante da Fundação Friedrich Ebert na Roménia.

António Reis, professor universitário, é cofundador do Partido Socialista e foi redator da revista «Seara Nova», entre 1969 e 1974. Como oficial miliciano participou na preparação e execução da operação militar que pôs termo à ditadura, a 25 de Abril de 1974. Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, tendo desempenhado o cargo de secretário de Estado da Cultura.

Antonio Muñoz Sánchez é investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, com uma tese sobre o apoio da social-democracia alemã ao socialismo espanhol durante o franquismo e a transição democrática, publicada em 2012 sob o título El amigo alemán (Barcelona, RBA).

Pode inscrever-se através dos contactos: 213573375 (telefone), 213573422 (fax), ou [email protected]. Participe!

26 de abril, a partir das 17h30.

Fundação Mário Soares, Rua de São Bento, 160, em Lisboa.