home

Cinco indicadores que marcam o último ano

Cinco indicadores que marcam o último ano

Prioridade das prioridades da política económica da governação socialista, a recuperação do emprego regista mais de 175 mil novos postos de trabalho criados desde o início de 2016. Em articulação com o crescimento do emprego, a taxa de desemprego, num contexto de aumento da população ativa, registou também uma descida para os 9,5%.
Cinco indicadores que marcam o último ano

Aumento da confiança nos agentes económicos, com a confiança dos consumidores no valor mais alto de sempre e o clima económico a atingir máximos dos últimos 15 anos.

O investimento teve no primeiro trimestre de 2017 o maior crescimento homólogo dos últimos 18 anos, com os indicadores avançados a mostrarem a manutenção ou mesmo a aceleração deste registo.

O Produto Interno Bruto (PIB) atingiu no primeiro trimestre de 2017 o maior crescimento desde o início do século, sustentado no emprego, no investimento e na confiança, retomando finalmente a convergência com a zona euro.

Pela primeira vez nos últimos 10 anos, o país cumpriu as metas orçamentais, registando o défice mais baixo da nossa democracia e assegurando a saída do procedimento por défice excessivo.

Uma política económica e social diferente, cumprindo os compromissos e apresentando resultados. Afinal, havia mesmo alternativa.