Cimeira Luso-espanhola dedicada à cooperação transfronteiriça
O encontro irá começar em território espanhol com as duas delegações, chefiadas pelos primeiros-ministros António Costa e Mariano Rajoy, percorrendo parte do rio Douro a bordo de um navio português até ao distrito de Vila Real, onde decorrerão os trabalhos.
De acordo com o ministro Adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, o tema central da cimeira corresponde à prioridade dada pelo Governo português à valorização do interior, defendendo a importância de partilhá-la com Espanha, sobretudo nas quatro regiões autonómicas que fazem fronteira com Portugal.
“A Cimeira Ibérica é importante para aquela que é uma parceria no quadro dos desafios europeus. Esta primeira cimeira com o novo Governo espanhol é importante, já que Portugal vê a cooperação económica e estratégica com as regiões de fronteira com Espanha, como uma aliança para o desenvolvimento”, frisou o governante.
Eduardo Cabrita defendeu também a importância de passar de uma dimensão estritamente cultural para o reforço de uma cooperação económica ao nível transfronteiriço.
“Nós temos seis milhões de vizinhos espanhóis a menos de 100 quilómetros da fronteira, sendo importante que estas pessoas olhem para Portugal como a saída marítima de Espanha e que as regiões de fronteira olhem para Espanha como o nosso verdadeiro mercado interno”, sustentou.
Eduardo Cabrita adiantou ainda que um dos aspetos que será debatido durante a Cimeira será o melhoramento das ligações viárias e ferroviárias entre Portugal e Espanha nas regiões de fronteira.
Fórum dos deputados ibéricos
Antecipando a Cimeira Ibérica da próxima semana, os deputados de Portugal e Espanha reuniram-se hoje, também em Vila Real, num fórum que decorre na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e que tem na agenda os temas do futuro da Europa e da cooperação transfronteiriça entre os dois países, em particular nas áreas do ambiente e da energia.
“As relações entre Portugal e Espanha são boas e as relações entre os respetivos parlamentos também. O fórum vai permitir estreitar essas relações”, apontou, na antevisão do encontro, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Ferro Rodrigues assinalou ainda que “mais importante” que o estreitar dos laços entre os parlamentos será “adotar uma série de posições conjuntas e recomendações aos respetivos governos”, que se irão reunir na Cimeira da próxima semana.
Em Vila Real estão presentes 24 deputados, 12 portugueses e 12 espanhóis, representando o espetro parlamentar e a diversidade política de ambos os países.
O fórum arranca com as intervenções de Ferro Rodrigues e da presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor, a que se juntam também o embaixador Francisco Seixas da Costa e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa.
Terão depois lugar reuniões dos parlamentares, divididas em vários blocos, abordando os desafios comuns de Portugal e Espanha na Europa e a cooperação transfronteiriça em áreas como o ambiente, energia e infraestruturas.